quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Intercâmbio de conhecimento entre turmas de 6º ao 9º ano da EMPAFRS 2015

Falar, escrever, cogitar exige de nós a capacidade de pensar acima de tudo.   Não basta decifrar o código, é preciso ter conhecimento de causa, de mundo, saber ver e ler as entrelinhas, buscar o profundo no simples e no complexo.
Com esse pensamento, pensou-se numa atividade que proporcionasse aos alunos da disciplina Língua Portuguesa, da Escola Municipal Prefeito Antonio Fernandes Rodrigues Santos, em Monte Alegre de Sergipe, a habilidade de leitura capaz de fazê-los entender o mundo à sua volta. Um trabalho feito por eles que compreende entrevistas, pesquisas, fotografias, produção de vídeos para explicar como é a rotina do monte alegrense no campo social, religioso e escolar.
É prazeroso vê-los atuando, mesmo que de modo  resumido, pois   é a voz deles do  jeito deles, mostrando a realidade do lugar  onde vivem. 
A princípio fizeram entrevistas em escolas, igrejas e comércio local. Elaboraram um resumo de cada  tópico e editaram vídeos com fotos e as entrevistas feitas. Tão logo apresentados os vídeos, foram apresentar a parte escrita. Todos tímidos, mas cumpriram, do jeito deles, cada tarefa proposta.
As atividades foram concluídas com a apresentação do nono ano com o tem juventude.  Fizeram um excelente resumo sobre jovens famosos e não famosos. Fizeram uma ponte entre a fama e a realidade, refletiram sobre comportamento, convivência, moda, linguagem do corpo e oral. Para isso utilizaram a paródia e a poesia para ilustrar os tópicos escolhidos.
Amei propor a atividade e vê-los atuando. 














A timidez fez com que errassem, mas principalmente, fez com que mostrassem interesse em fazer as atividades propostas e facilitou a interação entre as turmas. Ou seja: missão cumprida!!!

                                 

Um comentário:

Unknown disse...

Eu adorei professora.. E como sempre a senhora arrasa!!

Colagens naturais!